30 de nov. de 2014

Exercício de Desenvolvimento Humano

1. O que são influências normativas e não normativas? (pg. 47)

Normativo: “Característica de um evento que ocorre de modo semelhante para a maioria das pessoas de um grupo”. Existem dois tipos de influências normativas: eventos biológicos ou ambientais que afetam a maioria das pessoas e eventos que atingem apenas certas pessoas. As influências reguladas pela idade são muito semelhantes para pessoas de uma determinada faixa etária (menopausa, por exemplo). Eventos normativos regulados pela história são capazes de moldar o comportamento de uma geração inteira, como a influência dos computadores em nossos dias.

Influências não normativas são situações incomuns que fogem do controle e que alteram o ciclo natural de vida das pessoas devido o grande impacto causado, como a morte dos pais para uma criança, ou a sobrevivência a um desastre aéreo. Mas as pessoas também podem criar seus eventos não normativos, ao praticarem esportes perigosos, por exemplo, estão se dispondo a correrem perigos que podem alterar o modo de viver.

2. O que é cronologia das influências: períodos críticos sensíveis? (pg. 48)

São períodos de tempo específico onde o sistema nervoso de um organismo se prontifica a adquirir certas influências, normalmente no começo da vida. Se eventos necessários naquele período de vida não ocorrerem para a devida maturação, o desenvolvimento normal não acontecerá e as anormalidades poderão ser irreversíveis.

3. Fazer um resumo dos sete princípios da abordagem de Baltes ao desenvolvimento do ciclo de vida. (pg. 50)

1) O desenvolvimento é vitalício. O processo de mudanças em nosso desenvolvimento é permanente. Cada ciclo por vir é afetado pelo que aconteceu antes.

2) O desenvolvimento é multidimensional. Ocorre ao longo de múltiplas dimensões que interagem – biológica, psicológica e socialmente.

3) O desenvolvimento é multidirecional. Ganhamos e perdemos em várias áreas da vida. As crianças crescem, os adolescentes perdem a facilidade de aprender uma nova língua. O vocabulário continua crescendo ao longo da vida, enquanto a capacidade de resolver problemas com os quais não estamos familiarizados pode diminuir.

4) Influências relativas de mudanças biológicas e culturais sobre o ciclo de vida. Nosso desenvolvimento é influenciado tanto pela biologia quanto pela cultura, mas o equilíbrio entre essas influências se altera.

5) O desenvolvimento envolve mudança na alocação de recursos. Podemos escolher como investir nosso tempo, energia, talento, dinheiro e apoio social de várias maneiras.

6) O desenvolvimento revela plasticidade. Muitas capacidades, como a memória, a força física e a resistência, podem ser aperfeiçoadas com treinamento e prática.

7) O desenvolvimento é influenciado pelo contexto histórico e cultural. Influenciamos e somos influenciados pelo contexto histórico-cultural.

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