29 de mar. de 2014

Questionário de Psicologias

1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área). Tanto o cotidiano como o conhecimento científico lidam com a realidade. Exemplo: A dona de casa usa o conhecimento científico conservando o café na garrafa térmica.

2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento. Senso comum é o conhecimento usado pelas pessoas em geral. Exemplo: Um chá de boldo para o fígado.

3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo. Visão-de-mundo são todos os conhecimentos adquiridos e usados no cotidiano ainda que de modo precário.

4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum. Termos como "rapaz complexado", "menina histérica", "ficar neurótico", são expressões da Psicologia usadas no senso comum.

5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange? A filosofia se preocupava com a origem e o significado da existência humana. A religião se interessa pela origem do homem e mostra isso em um corpo de doutrinas e princípios morais que tratam de mistérios sobre a humanidade. A arte expressa emoção e sensibilidade desde tempos remotos. O senso comum trato do conhecimento cotidiano. A Ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos da realidade.

6. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico? Compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade que usa uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos são programados, sistemáticos e controlados podendo ser verificados.

7. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico? O senso comum trata da realidade do dia a dia com o conhecimento adquirido pela cultura, tradição, herança familiar, e hábitos; enquanto o conhecimento científico investiga o cotidiano de modo aprofundado e metodológico.

8. Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia? A Psicologia estuda o homem, seu comportamento, seu inconsciente, sua consciência, sua personalidade. Tudo isso está na subjetividade, o modo de ser de cada um.

9. Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia? Por ter diversos objetos de observação que não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação, é que a Psicologia tem essa diversidade de objetos.

10. Qual a matéria-prima da Psicologia? O homem é a matéria-prima da Psicologia.

11. O que é subjetividade? A subjetividade é a síntese singular e individual de cada um de nós conforme nosso desenvolvimento na sociedade.

12. Por que a subjetividade não é inata? Porque ela é construída pouco a pouco no convívio social e cultural, ao mesmo tempo que atua na construção do mundo e se transforma interiormente.

13. Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica? Porque elas não podem ser vinculadas aos princípios e métodos científicos.

1 comentários:

Unknown disse...

Muito obrigado! Esse post me ajudou bastante..